POLITÍCA

POLÍTICA
Dilma abre o jogo e adimite que realmente houve desvio de recursos na Petrobras


Na tarde deste sábado (18) a candidata à reeleição, a presidente Dilma Rousseff (PT) admitiu neste que houve desvio de recursos na Petrobras e que tomará “medidas para ressarcir a tudo e a todos".

Ela disse:"Eu tomarei todas as medidas para ressarcir tudo e todos. Agora, ninguém sabe o que deve ser ressarcido. Porque a chamada delação premiada onde tem os dados mais importantes não foi entregue a nós. Eu até pedi, como vocês sabem. Eu farei todo o meu possível para ressarcir o país. Se houve desvio de dinheiro publico, nós queremos ele de volta. Se houve não; houve, viu?", disse em coletiva de imprensa, no Palácio do Alvorada.

Questionada sobre a inclusão, pelo ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, do nome do ex-presidente do PSDB Sérgio Guerra, que morreu este ano, entre políticos que receberam dinheiro desviado da Petrobras, a presidente Dilma afirmou que não acha que ninguém no Brasil tenha "primazia da bandeira da ética".

Correio Braziliense
POLÍTICA
Aércio Neves processa Dilma Rousseff por injúria e difamação


Neste sábado (18), Aécio Neves entrou com um processo contra a sua adversária no segundo turno, Dilma Rousseff por “por injúria e difamação”, segundo informou a assessoria do tucano.

O motivo para Aécio a decidir processar Dilma foi o mais novo comercial da petista, que foi ao ar hoje. Trata-se de uma peça de 30 segundos no qual um locutor diz que “Aécio tem mostrado dificuldades em respeitar as mulheres”.

A campanha tucana também está entrando ainda hoje, neste sábado, no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para requerer a retirado comercial dilmista do ar.

Em uma vídeo de 30 segundos no qual o marketing de Dilma escolhe cenas de Aécio falando de forma dura contra Luciana Genro (PSOL) e contra a própria petista.

Confira o vídeo:


Confira os deputados federais mais bem votados na capital
Em Natal o deputado Federal mais bem votado foi Rogério Marinho com 35.944 votos, seguido por Rafael Motta com 26.547. O terceiro colocado foi Antônio Jácome com 23.489 votos.

Confira os deputados federais mais bem votados na capital:



Veja a apuração completa das Eleições 2014 para Deputado Federal no Rio Grande do Norte



A Câmara Federal recebe seis novos deputados potiguares: Walter Alves (PMDB), Rafael Motta (PROS), Dra. Zenaide Maia (PR), Rogério Marinho (PSDB), Antônio Jácome (PMN) e Betinho Rosado Segundo (PP).

Não se reelegeram: Henrique Alves (PMDB), candidato a governador do Rio Grande do Norte; João Maia (PR), candidato a vice-governador na chapa de Henrique Alves; Sandra Rosado (PSB), que ficou na segunda suplência; Fátima Bezerra (PT), eleita senadora do Rio Grande do Norte; Betinho Rosado (PP), que não se candidatou; e Paulo Wagner (PV).
Confira abaixo a lista dos eleitos:

Walter Alves (PMDB) - 191.064 votos
Rafael Motta (PROS) - 176.239 votos
Fábio Faria (PSD) - 166.427 votos
Dra. Zenaide Maia (PR) - 134.588 votos
Felipe Maia (DEM) - 113.722 votos
Rogério Marinho (PSDB) - 81.534 votos
Antônio Jácome (PMN) - 71.555 votos
Betinho Rosado Segundo (PP) - 64.445 votos.

Ficaram como suplentes: Abraão Lincoln (PRB), Sandra Rosado (PSB), Sávio Hackradt (PDT) e Fafá Rosado (PMDB), pela coligação "União pela Mudança", e Adriano Gadelha (PT) e Hugo Manso (PT), pela coligação "Liderados pelo Povo".

Fátima Bezerra se elege ao senado com 54,89% dos votos válidos

Fátima Bezerra (PT) se elege para o senadode acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, com 98% dos votos válidos apurados, ela teve 54,89% dos votos válidos, o que equivale a 794.183 votos. A candidata Vilma de Faria (PSB) foi a segunda mais votada com 43,20% dos votos válidos (625.059).

O RN teve quatro candidatos ao Senado. Além de Fátima e Vilma, concorreram a uma vaga Ana Célia (PSTU) e Lailson de Sousa (PSOL). O candidato Roberto Ronconi (PSL) teve o registro da candidatura cassado no dia 22 de setembro após a renúncia do candidato a 1º suplente, Ricardo Farias, a menos de 20 dias das eleições.

Após a apuração, Fátima disse que "o povo do Rio Grande do Norte faz história neste momento ao eleger uma senadora de origem popular". "A minha primeira palavra ao povo do Rio Grande do Norte é de agradecimento pela expressiva votação, por este gesto tão generoso que depositou na nossa luta. Isto aumenta mais ainda a nossa responsabilidade. Mas sempre digo que vou corresponder a esta confiança como sempre fiz, com seriedade, ética, compromisso. É um fato novo na política, uma quebra de paradigma. No nosso estado, o senado sempre foi ocupado por representantes das oligarquias, ex-governadores, ou políticos em fim de carreira. A minha vitória traz um fato novo que é eleger uma professora de origem modesta, que conseguiu ser deputada estadual e federal, e agora serei a senadora de todos, de todo o Rio Grande do Norte", declarou.

Filiada ao PT desde 1981, Fátima Bezerra elegeu-se deputada estadual por dois mandatos, em 1994 e 1998. Ela exerce o mandato de deputada federal desde 2002, quando foi eleita a deputada federal mais votada do RN. Em 2005, foi presidente da Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados e é membro titular da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados desde o seu primeiro mandato federal.


Beto Albuquerque é o novo escolhido pelo PSB para vice de Marina




O comando do PSB decidiu indicar o deputado gaúcho Beto Albuquerque, de 51 anos, para a vice na chapa que será encabeçada pela ex-senadora Marina Silva à Presidência da República. A decisão será oficializada na reunião da Executiva Nacional da sigla, agendada para esta quarta-feira, em Brasília. No encontro, o PSB também formalizará a indicação de Marina como substituta de Eduardo Campos, morto em acidente aéreo na semana passada.

O nome de Beto Albuquerque era apontado como favorito desde as primeiras conversas – ele só não seria escolhido se Renata Campos, viúva do ex-governador, aceitasse o posto. Para a cúpula do PSB, o deputado preenche os principais requisitos para a vaga: era braço direito de Campos, tem boa relação com a ex-senadora e é apontado como um nome orgânico do partido –  está filiado ao PSB desde 1986.

Renata Campos chegou a ser procurada pelos socialistas, mas recusou a proposta porque quer priorizar sua família neste momento – o filho mais novo, Miguel, tem seis meses.

Albuquerque aproximou-se de Marina Silva em outubro do ano passado, quando o quase partido da ex-senadora, a Rede Sustentabilidade, teve o registro negado pela Justiça Eleitoral. O deputado acompanhou as primeiras negociações ao lado de Campos e concordou que a aliança com a ex-senadora daria maior respaldo ao projeto do pernambucano.

Gaúcho de Passo Fundo, Albuquerque está em seu quarto mandato na Câmara e tentaria, neste ano, uma vaga ao Senado. A candidatura, entretanto, não havia decolado até agora – ele aparece em terceiro lugar nas pesquisas –, o que facilitou para que ele abrisse mão da disputa.

Assim como Campos e Marina, Beto Albuquerque orbitou os governos petistas. Na Câmara, foi vice-líder do ex-presidente Lula. À época, Beto era porta-voz de Lula sobre temas espinhosos, como o mensalão e a CPI dos Correios. Também foi o socialista quem anunciou a assinatura da medida provisória que autorizaria o plantio de soja transgênica na safra 2004/2005. À época, ministra do Meio Ambiente Marina Silva foi uma das principais oponentes ao projeto. Agora, uma de suas tarefas será justamente ser mediador de temas sensíveis, como os conflitos entre os ambientalistas “marineiros” e setores ligados ao agronegócio aos quais Campos se aproximou para fazer alianças nos estados.

No desembarque do governo petista, Beto Albuquerque assumiu a linha de frente do partido dentro e fora do Congresso Nacional, tornando-se um dos principais articuladores da campanha de Eduardo Campos. Na campanha, também assumiu posição mais combativa, principalmente em relação ao PT. Quando representantes do partido chamaram o pernambucano de “tolo” e “playboy mimado”, coube ao parlamentar gaúcho assumir a reação: anunciou que o partido, até então em posição de independência, passaria a ser oposição no Congresso Nacional.

Fonte: Veja.


Em Natal, Felipe Maia destaca necessidade de serviços públicos de qualidade



Em Brasília Teimosa e nas Rocas, bairros da capital potiguar, o deputado federal Felipe Maia (DEM), candidato à reeleição, andou pelas ruas e reuniu lideranças locais, na tarde desta terça-feira (19). Na caminhada, o parlamentar ouviu dos moradores que segurança pública é um dos principais problemas da região.


De acordo com o deputado, o Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo e o cidadão não recebe serviços públicos de qualidade. “Paga-se muito imposto e a sociedade não tem o retorno em saúde, educação e segurança”, disse.


Para o parlamentar, conversar com a população e ouvir as sugestões e as necessidades é a principal razão de se caminhar pela cidade. “Escutar as pessoas é um importante termômetro para meu mandato. Afinal, meu compromisso é fazer um bom trabalho para honrar a confiança do pai e da mãe de família”, destacou.


Felipe Maia ainda participou de encontro na Associação dos Moradores dos Parques Residenciais Ponta Negra e Alagamar (AMPA), onde estava reunido o Grupo da Melhor Idade Felisbela; e com Salete Campelo, no bairro Soledade, na Zona Norte da cidade. Pela manhã o deputado se reuniu com lideranças no Alecrim. E na noite desta segunda-feira (18), participou de encontro com Giovani Peixoto, também na Zona Norte de Natal.


Em discurso, Henrique mostrou incômodo com  alguns adversários e quase chamou  de “acordão” à “dor de cotovelo” dos adversários

Na tarde desta sexta-feira (1), no Versailles, em Natal, o candidato a governador Henrique Eduardo Alves (PMDB) comentou as críticas que vem recebendo dos adversários, por causa da união de 18 partidos em torno da sua candidatura.

Henrique disse que respeita todos os adversários, mas mostrou incômodo com algumas declarações que tem lido na imprensa.“Eu tenho acompanhado o discurso deles. Quase chamo as coligações adversárias de ‘dor de cotovelo’, por choramingarem tanto devido à união que conseguimos fazer a favor do Rio Grande do Norte”, declarou Henrique.

Acompanhado pela candidata ao Senado Wilma de Faria (PSB) e pelo ministro Garibaldi Filho (PMDB), o peemedebista enfatizou que tem orgulho de ter conseguido unir tantos partidos em torno de uma aliança que tem o objetivo de somar esforços para tirar o estado da situação de dificuldade na qual se encontra.

Em discurso ele diz:

“Para mudar, pelo amor de Deus, é preciso acabar com o radicalismo. Digo isso porque já fui radical. Já errei. Mas amadureci, aprendi que para governar e conseguir resultados é preciso unir a classe política, articular melhorias e viabilizar parcerias que possam se somar a esse projeto. O radicalismo, a intolerância, não fazem parte do meu partido. Eleição não é uma guerra”, ponderou o candidato.

Críticas ao atual governo

 O presidente da Câmara dos Deputados criticou o atraso do pagamento dos servidores e prometeu não “olhar para o retrovisor”.

“O governo não está conseguindo nem pagar os salários dos servidores do mês de julho e já existem aumentos previstos para o ano de 2015. Mas, sendo eleito governador, não ficarei olhando para o passado. Vou mostrar o que posso fazer e irei enfrentar a situação. Meu governo não será olhando para o passado. Terá foco no futuro”, asseverou.

Parceria com os empresários

Ao comentar especificamente a relação com o setor dos comerciantes e fornecedores de serviços, Henrique lembrou que existe um preconceito enraizado de que os empresários querem tirar vantagem do Estado. No entanto, afirmou que não concorda com essa premissa.
O presidente da Câmara dos Deputados disse que o comercio e o setor de serviços são as atividades que mais trazem benefícios ao estado, com geração de emprego e renda, e menos cobra contrapartida. Prometeu ser parceiro da classe, para, numa parceria do público com o privado, conseguir os resultados que o estado precisa.
Propostas:
Em sua propostas, Henrique apresentou, o Desenvolvimento Econômico, a Mobilidade Urbana e suas metas de governo. Para a segurança, o candidato rechaçou a ideia de só investir em policiamento. “Precisamos melhorar a Educação, Iluminação Pública, Cultura, Esporte, lazer, tudo isso é investimento preventivo em segurança”, defendeu.
Para a Economia, Henrique se propôs a explorar os potenciais naturais do estado. O passo do desenvolvimento, na visão dele, é a união também dos governadores do Nordeste para fortalecer a região. “Para chegar aonde queremos temos três caminhos: parceria com o governo federal, alongar as dívidas e trabalhar em parceria com o setor privado”, concluiu.
CDL nas eleições
Henrique foi o primeiro candidato a governador ouvido pelos associados da CDL. Robinson faria (PSD), Robério Paulino (PSOL), Simone Dutra (PSTU) e Araken Farias (PSL) serão convidados pelos dirigentes lojistas posteriormente.